São Vicente Pallotti OOCC IV, 205.

Conselhos de Coordenação da União do Apostolado Católico (UAC)
A União do Apostolado Católico (UAC) é um “corpo auxiliar da Igreja” que atua em sintonia com as necessidades das Igrejas locais, adaptando-se aos diversos contextos socioculturais por meio de uma estrutura aberta e flexível. Seus órgãos de coordenação incluem os Conselhos Locais, os Conselhos Nacionais, o Conselho Geral com o Secretário Geral, que juntos garantem a unidade e a eficácia da missão apostólica da União em todos os níveis. Esses conselhos desempenham papéis cruciais na condução e coordenação das atividades da UAC.
Conselho Geral de Coordenação
O Conselho de Coordenação Geral é o órgão executivo máximo da UAC, responsável por supervisionar e coordenar a atuação da União em todo o mundo. Este conselho é composto por membros ex officio e membros eleitos.
Membros Ex Officio:
– Pe. Zenon Hanas SAC – Reitor Geral da Sociedade do Apostolado Católico
– Ir. Ivete Garlet CSAC – Superiora Geral das Irmãs do Apostolado Católico
– Ir. Josephine D’Souza SAC – Superiora Geral das Irmãs Missionárias do Apostolado Católico
Membros Eleitos:
– Pe. Jacob Nampudakam SAC – Presidente
– Senhora Gabriela Acerbi (Itália) – Vice-presidente
– Ir. Liberata Niyongira SAC (Ruanda)
– Pe. Rory Hanly SAC (Irlanda)
– Senhor Mark Brolly (Austrália)
– Pe. Gilberto Orsolin SAC (Brasil)
– Ir. Helena Pimenta CSAC (Brasil)
– Pe. Florent Eloundou SAC (Camarões)
– Senhor Michał Grzeca (Polônia)
– Senhora Linda Barikmo (EUA)
– Senhor Dominik Cherukara (Índia)
Substitutos:
– Senhora Rosita Cipolla (Itália)
– Senhor Marek Kalka (Polônia)
– Senhora Brigitte Proksch (Áustria)
Conselho Nacional de Coordenação do Brasil
Os Conselhos Nacionais de Coordenação da UAC são responsáveis pela coordenação das atividades da União dentro dos territórios de cada Conferência Episcopal. Compostos por representantes das comunidades da União e dos Conselhos Locais de Coordenação, esses conselhos incluem, por direito, representantes das comunidades fundadas por São Vicente Pallotti presentes na região. A criação de um Conselho Nacional de Coordenação e qualquer mudança em sua composição requerem a aprovação do Conselho Geral de Coordenação, garantindo a integração e o alinhamento com a estrutura geral da UAC.
O Conselho de Coordenação Nacional no Brasil é responsável por coordenar as atividades da UAC dentro do país, alinhando as ações locais com as diretrizes gerais da União.
Membros do Conselho Nacional de Coordenação do Brasil
– Presidente: Pe. Antônio Junior Diogo, SAC
– Vice-presidente: Romário Reis Nascimento Carvalho
– Secretária: Claudia Medianeira da Costa Gomes Athayde
– Vice-Secretária: Daiane da Paz
– Ecônomo: Thiago Silva Rodrigues Legal
– Conselheiro: Zamar Fernandes Garcia
– Conselheiro: Pe. Francisco José Marques Filho, SAC
– Conselheira: Ir. Aneide Resmini
– Conselheira: Ir. Maria do Espírito Santo da Silva
Membros Ex Officio:
– Pe. Valdeci Antônio de Almeida – Promotor da Formação no Brasil
– Pe. Gilberto Antônio Orsolin – Membro do Conselho Geral de Coordenação da UAC
– Ir. Helena Pimenta, CSAC – Membra do Conselho Geral de Coordenação da UAC
A presença de membros ex officio e eleitos nos Conselhos de Coordenação reflete o compromisso da UAC com uma governança inclusiva e representativa, garantindo que a missão e os objetivos da União sejam devidamente promovidos e realizados em todos os níveis de atuação.
Conselhos Locais de Coordenação (CLC)
Os Conselhos Locais de Coordenação, segundo o Estatuto Geral da União do Apostolado Católico (UAC), desempenham um papel fundamental no fortalecimento e na dinamização da vida e da missão apostólica da União em nível local. Esses conselhos atuam como centros de encontro, oração, formação e cooperação, incentivando o desenvolvimento de uma espiritualidade comum entre seus membros e promovendo diversas iniciativas apostólicas.
Em comunhão com os pastores da Igreja local e apoiados pelo Conselho Nacional de Coordenação, os Conselhos Locais têm uma série de atribuições específicas:
1. Promoção da Unidade: Os Conselhos Locais de Coordenação têm como principal objetivo unir as diversas expressões palotinas em cada território, cumprindo a missão da União e promovendo um enriquecimento mútuo entre as comunidades.
2. Cenáculos de Discernimento: São espaços abertos ao Espírito Santo e aos sinais dos tempos, nos quais os Conselhos realizam discernimento contínuo das prioridades apostólicas locais para responder de forma atualizada aos desafios do território.
3. Formação dos Membros: Cuidam da formação específica dos membros e sustentam a formação contínua de todos, em cooperação com o Conselho Nacional de Coordenação, conforme orientado pelo Estatuto.
4. Apoio à Igreja Local: Os Conselhos desempenham um papel ativo no suporte à Igreja local, acompanhando e animando suas iniciativas apostólicas e colaborando nas atividades pastorais.
5. Apostolado Universal: Utilizam todos os meios disponíveis para expandir o apostolado universal, ampliando a missão da União e difundindo a experiência palotina na sociedade.
6. Promoção da União: Esforçam-se para tornar a União conhecida, convidando pessoas a compartilhar dessa experiência e incentivando novos membros a se integrarem às atividades e à vida da UAC.
7. Integração dos Membros: Em parceria com o Conselho Nacional de Coordenação, promovem iniciativas que facilitam a plena integração dos membros individuais ao apostolado da União, mesmo que não pertençam a grupos formais.
A composição dos Conselhos Locais de Coordenação é definida de acordo com os critérios estabelecidos pelo Conselho Nacional de Coordenação. Nela incluem-se representantes das comunidades da União e dos membros individuais. Os colaboradores, embora possam participar das reuniões como expertos ou ouvintes, não possuem direito a voto.
Caso os Conselhos Locais ainda não tenham sido instituídos em um território específico, cabe às comunidades e associações de membros individuais assumirem as responsabilidades mencionadas nos artigos 60 e 61 do Estatuto Geral. Desta forma, o trabalho conjunto e organizado em nível local fortalece a identidade da União e contribui para a eficácia de sua missão evangelizadora.
No Brasil temos 12 Conselhos Locais de Coordenação, distribuídos pelos diversas regiões de nosso País:
1) Manaus
2) Codó
3) Rio de Janeiro
4) Niterói
5) Campo Grande
6) Timbiras
7) Santa Maria
8) Cel. Vivida
9) Arapongas
10) Curitiba
11) Deodapolis
12) Presidente Prudente